Regis Danese dono do hit ” Faz um milagre em mim”, conhecido cantor gospel pentecostal está dividindo opiniões dos evangélicos, depois de cantar louvores em uma festa de São de João.
O evento caipira, mais conhecida como Festa Junina, foi promovida pelo Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, teve início nesta sexta-feira, 24, e aconteceu Parque Anauá. Não informações se além de Regis Danese, outros cantores evangélicos irão participar da festa que segue até o dia 1º de julho.
Regis publicou uma imagem do show que aconteceu em boa vista. Muitos dos seus seguidores que estiveram na festa caipira, elogiaram o cantor e disseram sentir a presença de Deus. ” a presença do senhor é real”, afirmou uma.
Diga-se de passagem que o evento é em louvor a São João, santo católico que se comemora no mês de junho, onde se ganha o nome de festa Junina.
Para quem não sabe, Festa Junina é uma celebração pagã, segundo teólogos que virou religiosa e ‘caipira’ no Brasil. Ela tem origem das antigas civilizações e foram incorporadas pelo catolicismo e deram origem às festas juninas
As primeiras civilizações europeias já tinham festas específicas para celebrar tanto a chegada da primavera, que é a volta da vida desabrochando, quanto o solstício de verão, o ápice do sol, o dia mais longo do ano. E, segundo pesquisadores, são esses dois tipos de celebração, depois abraçados pelo catolicismo, que explicam a origem das festas juninas, que no Brasil acabariam sendo reinventadas com um sotaque próprio.
De acordo com a BBC News, à medida que o catolicismo foi se transformando em religião do status quo, sobretudo a partir da cristianização do Império Romano, no ano de 380 d.C., diversos rituais tratados como pagãos acabaram sendo abraçados e apropriados pela Igreja.
Com os rituais de primavera e verão, não foram diferentes, várias dessas festividades foram adaptadas. Aos poucos passaram a ser tratadas como festas em honra aos santos juninos.